top of page

To get there

Prof. Dr. André Robert

​

Professor emérito da Université Lumière Lyon 2, formado em Filosofia, pela Université Lumière Lyon 2 (1972), mestre em Ciências da Educação, pela Université René Descartes, Paris V – Sorbonne (1984), doutor d’Université, pela Université Réne Descartes, Paris V – Sorbonne (1989), professor de Filosofia – colégios (1974-1983), professor de Filosofia – formação de professores (1983-1991), mestre de conferências no Institut Universitaire de Formation de Maître – IUFM (1991-1995), mestre de conferências na Université de Rennes 2 (1995-1998), professor da Université Lumière Lyon 2 (desde 1998), membro da Unité Mixte de Recherche – UMR – “Educação e Políticas”, desde sua fundação em 2003 e diretor adjunto desde 2007, diretor da escola doutoral nº 485 – Educação, Psicologia, Informação e Comunicação – EPIC (desde junho de 2007), diretor do laboratório “Educação, Cultura, Política” (2011-2012), presidente eleito da 70ª seção do Conseil National des Universités – CNU (2011-2015).

 

Prof. Dr. Marcelo Ricardo Pereira

​

É Psicólogo (Puc-Minas), Psicanalista (EBP; EGP), Mestre em Educação (UFMG) e Doutor em Psicologia e Educação (USP; Paris 13). Realizou Pós-Doutorado em Psicologia, Psicanálise e Psicopatologia Clínica (USP; Aix-Marseille) e Estágio Docente em Psicología Educativa (UNR-Argentina) e em Psicología, Educación y Desarrollo Humano (UdelaR-Uruguai). É professor associado da UFMG: FaE e PPGE (Psicologia, Psicanálise e Educação - Capes 7), e chefe de Setor. É também professor visitante dos cursos Psicoanálisis y Prácticas Socio-Educativas (Flacso-Argentina), Educación y Psicoanálisis (UNMdP-Argentina) e Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescência (UFRGS). Líder brasileiro no campo, é pesquisador do CNPq, da Capes, da Fapemig, coordenou o GT Psicanálise e Educação (Anpepp) e coordena o LEPSI-MINAS. É membro titular da Red Interuniversitaria INFEIES (A.Latina e Espanha), do Fórum do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte, e corresponsável por implantar o Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação na UON-Angola. Autor de O Nome Atual do Mal-Estar Docente (FinoTraço), A Impostura do Mestre (FinoTraço), O Avesso do Modelo (Vozes), entre outros livros e artigos. Temas de pesquisa: psicologia, psicanálise e subjetividade - mal-estar docente, sintoma e formação - constituição adolescente e socioeducação. Página profissional: http://lepsiminas.wix.com/lepsi

 

Prof. Dr. Fabio Augusto Rodrigues e Silva

​

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto, nível III, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação (ensino e pesquisa), com interesse principalmente nos seguintes temas: formação de conceitos na Ciência e no Ensino de Biologia, formação de professores inicial e continuada, perfil conceitual, educação ambiental, relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e conhecimento escolar, Teoria ator-rede e os contextos de aprendizagem.

 

Prof. Dr. Valter César Montanher

​

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012), possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1992), sendo mestre em Ciências pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Formação de Professores. Atualmente seu interesse concentra-se em metodologias de ensino e aprendizagem ativas, sobretudo Aprendizagem Baseada em Casos (ABC), uma variante da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), e a argumentação como fundamento epistêmico destas estratégias de ensino na aprendizagem de Física e na formação de professores.

 

Wellington Clayton Silva

​

Cursou licenciatura em Matemática na Faculdade de Pará de Minas - FAPAM , licenciatura em Física pelo Centro Universitário de Formiga  e Especialista em Educação Ambiental: Princípios e Práticas  pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Física e Matemática no curso de Matemática da Faculdade de Pará de Minas - FAPAM. Atua há mais de 6 anos como Diretor da E.E Ângela Maria de Oliveira em Pará de Minas. Em 2015 iniciou seu mestrado no MPEC/UFOP com previsão de defesa em julho de 2017.

​

Profa. Dra. Maria Eugênia Silva Nunes

​

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Ouro Preto. Áreas de atuação: Termodinâmica de Spins, Modelagem de Sistemas Biológicos e Ensino de Física.

 

Prof. Dr. Gilmar Pereira de Souza

​

Possui graduação em Química, Licenciatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Mestrado em Ciências: Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Doutorado em Ciências: Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e Université Pierre et Marie Curie (Programa Capes-Cofecub) (2006) e Pós Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2008). Atualmente é Professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pesquisador na área de Ensino de Química e Magnetismo Molecular. Orientador no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UFOP. Foi Coordenador de área - Química (de 2010 a 2013) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes) no âmbito da UFOP. Em meados de 2013, assumiu a coordenação Institucional do PIBID UFOP. Participou como avaliador e leitor crítico da equipe de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático na área de Química (PNLD 2012 e PNLD 2015). Coordenou o XVII Encontro Nacional de Ensino de Química e a implantação de duas exposições permanentes de Química no Museu de Ciência e Técnica da UFOP. Na área de ensino interessa-se por questões relacionadas à interdisciplinaridade, ensino por investigação, educação em espaços não formais, história da Química e experimentação.

​

Profa. Dra. Ana Cristina Ferreira

​

Mestre (1998) e Doutora (2003) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ambos na área de concentração: Educação Matemática. Atua no Ensino Superior desde 2003, em cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Atualmente, é Professora Associada II do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Além das atividades relacionadas à docência no Ensino Superior, foi tutora do PETMAT (Grupo PET do curso de Matemática da UFOP) por seis anos. Coordenou o Curso de Matemática da UFOP entre 2005 e 2007. Coordenou o Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP entre 2007 e 2011. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Matemática (como docente permanente) e o Mestrado em Educação (como colaboradora). É membro do Grupo HIFEM (História e Filosofia da Educação Matemática da UNICAMP), desde sua criação. Também participa do NIEPEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFOP) e do Grupo de Pesquisa: Práticas Escolares e Formação de Professores que Ensinam Matemática que reúne pesquisadores e pós-graduandos da UFMG e UFOP. Atualmente, é coordenadora do GT7 (Formação de professores que lecionam Matemática) da SBEM. É parecerista de revistas nacionais e internacionais. É parecerista ad hoc do GT19 da ANPED. Tem experiência em orientações de Mestrado, Especialização, Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática; História da Matemática e da Educação Matemática, e Prática pedagógica de Matemática.

 

Prof. Dr. Roberto Nardi

​

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1972), mestre em Science Education pela School of Education da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989) com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2004-2005). Docente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (1980-1993). Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF), (1991-1993), Secretário Executivo, Vice-Presidentes e Presidente da ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2000-2005). É membro efetivo da ESERA - European Science Education Research Association. A partir de 1994 atua no Depto. de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, como Professor Adjunto, Livre Docente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq e um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, interessando-se por temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente ensino de Física, em questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. Foi Coordenador da Área de Ensino de Ciências e Matemática e Membro do Conselho Técnico Consultivo do Ensino Superior (CTC-ES) da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior no triênio 2008-2011. É atualmente membro da International Comission on Physics Education (C14) da IUPAP - International Union of Pure and Applied Physics e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP Campus de Bauru.

 

Profa. Dra. Margareth Diniz

​

Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Psicanalista, Professora Adjunta de Psicologia da UFOP, Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais? ICHS, Coordenadora do Observatório de Pesquisa Educacional CAPES/FAPEMIG e Líder do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Coordenadora do Programa de Pesquisa/extensão Caleidoscópio. Participa ainda dos grupos de pesquisa sobre formação e condição docente - PRODOC-UFMG e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância Seção Minas (LEPSI-MG). Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPEd) no GT 8? Formação docente. Pesquisa temas do campo Psicanálise-Educação, especialmente relacionados à subjetividade, à inclusão de pessoas com necessidades específicas, à diversidade de gênero e sexualidade e à diferença. Busca interrogar a formação docente e as práticas educativas inclusivas a partir da subjetividade do/a pesquisador/a, do/a formador/a e do docente, utilizando o método clínico e o cinema como dispositivo de formação. Considerando a educação como campo relacional, investiga a relação educativa professor/a - aluno/a, o adoecimento e o mal-estar docente, especialmente de mulheres-professoras. Investiga a relação com o saber, com o conhecimento e com a diferença em crianças e adolescentes.

 

Prof. Dr. Elmo Salomão Alves

​

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), Mestre em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutor em Física pela University of Nottingham, Inglaterra (1991), com pós-doutorado na University of Boston (2010-2011). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Física da matéria condensada, com ênfase em Transporte Eletrônico e Propriedades Elétricas de Superfícies, Interfaces e Películas, fabricação e caracterização de nanodispositivos. Também atua, desde 2000, em atividades de inovação, de divulgação e popularização da Ciência e suas tecnologias.

 

Willian Fernandes dos Santos

​

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Com experiência como monitor e educador em museus de divulgação científica como, Estação Ciência (SP), Catavento Cultural (SP), Sabina Escola Parque do conhecimento (Santo André) e Projeto Arte & Ciência no Parque (IF-USP). Atualmente participa do programa de mestrado do Instituto de Pesquisa de Energia Nuclear  da Universidade de São Paulo (IPEN/USP), juntamente com o grupo de Centro de Laser e Aplicações (CLA).

​

Prof. Dr. Mikiya Muramatsu

​

Concluiu o doutorado em Física pela Universidade de São Paulo em 1987. Atualmente é Professor Associado Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, onde ingressou no ano de 1972. A produção acadêmica engloba artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, produtos tecnológicos, capítulos de livros, produção de vídeos e oficinas didáticas para professores e alunos do ensino básico. Ministrou diversos cursos de extensão e cultura. Atua na área de Física, com ênfase em Metrologia utilizando técnicas ópticas, principalmente holografia interferométrica e speckle. Promove eventos de divulgação científica em escolas públicas e espaços não-formais. Mantém trabalhos de colaboração com grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

 

Profa. Dra. Mônica Maria Farid Rahme

​

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas - Fundação Mineira de Educação e Cultura (1992), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), com período de Bolsa Sanduíche na Université Paris Descartes (França). Por esse trabalho, recebeu o Prêmio CAPES de teses 2011, referente à área de Educação. Em Março de 2014, iniciou o Pós-doutorado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Como docente da Educação Básica, integrou o quadro de profissionais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte entre os anos de 1993 a 2010, atuando na Educação Especial, Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e em processos de formação continuada de professores (as), em serviço. Em cursos de graduação e pós-graduação, tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE/UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social. Participa do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio (UFOP), do Grupo de Investigación Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana (HISULA), do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância ? Seção Minas (LEPSI-MG), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) - Grupo de Trabalho Psicanálise e Educação.

bottom of page